17 de março, 2015 em facil

Sopa creme de alho poró

Olá pessoal!!! resolvi postar esta receita pois é bem simples de fazer e deliciosa! Normalmente não trabalho aos sábados, mas tinha uma encomenda grande de pães de mel e fiquei até tarde na empresa…cheguei morta de cansaço, geladeira vazia (sim, aquele velho ditado….em casa de ferreiro o espeto é de pau!), pensei em pedir uma pizza. Até gosto, mas estava mesmo era pensando em confort food, comida de mãe, sabe?

Olhei para a geladeira e achei umas batatas. No freezer tenho sempre alho poró (corto ao meio apenas para lavar e congelo), fatias de pão italiano e parmesão. Em 30 minutos tinha uma sopa cremosa, quentinha, pronta para afagar meu estômago e matar minha fome! Vamos lá?

** 05 batatas médias descascadas e cortadas em 4 partes

**azeite, sal, pimenta moida na hora

**03 talos de alho poró (para quem tem dúvidas em utilizar, é sempre do bulbo para cima que se come. Dispense a parte mais verde e dura das folhas)

**04 dentes de alho amassado

**01 cebola picada

** 800 gr sobrecoxa de frango (pode ser filé de frango ou nem usar carne)

**fatias de pão italiano, um pouco de parmesão apenas para salpicar no pão.

** 1 litro e meio de água quente

Modo de preparo…

**Desossei a sobrecoxa, tirei a pele e aproveitei o osso para saborizar o caldo e a carne piquei em pedaços pequenos.

Usei duas panelas, uma de pressão onde cozinho as batatas e outra para refogar o frango

Uma dica bem especial que aprendi com a babá da minha filha mais velha é refogar sempre os legumes antes de colocar água do cozimento.  Aqui no caso, refoguei as batatas com os ossos em um pouco de azeite, coloquei o alho poró inteiro mesmo, metade da água e tampei a panela. Dez minutos após começar apitar já pode desligar o fogo.

Em outra panela coloquei um fio de azeite, refoguei o alho, cebola e o frango picado. Tempere com sal e pimenta, coloque o restante da água de deixe ferver.

Abra a panela de pressão (com cuidado, claro!), retire os ossos e o restante bata no liquidificador. Vai ficar um creme grosso. Misture a outra panela e deixe ferver por uns minutinhos para tomar gosto.

Passei azeite nas fatias de pão italiano, salpiquei um pouco de parmesão ralado e levei ao forno para aquecer.

Na montagem do prato, coloque o creme de alho poró, uma fatia do pão italiano, um pouco de pimenta do reino moída na hora, um fio de azeite e umas folhinhas de orégano fresco (opcional). Cultivo uma mini horta e tenho sempre a mão manjericão, tomilho-limão, sálvia, orégano fresco, hortelã….

Bom apetite! bjs e até o próximo post!

 

 


Escrito por Marcia Rosa


4 Comentários em “Sopa creme de alho poró”

  1. Marta em 18/03/15 escreveu:

    Adoro alho poró! eve ter ficado delicioso!!! Beijos

  2. Executiva de Panela em 27/03/15 escreveu:

    Faz tempo que não passo por aqui mas eu sabia que ia encontrar coisa boa, por isso vim. Gosto muito de alho poro e tenho certeza de que este creme está delicioso! Receita apetitosa para estes dias friozinhos que estão chegando. Beijos.

  3. Executiva de Panela em 13/05/15 escreveu:

    Partindo daqui a receita desta sopa creme, tenho certeza de que é deliciosa! Beijos, Executiva de Panela

  4. jessica em 7/06/15 escreveu:

    A receita é incrivel.



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>