19 de setembro, 2014 em facil, massa, Sem categoria

Massa com tomates assados e espinafre

Olá pesssoal!  As pessoas sempre me perguntam se eu ainda vou para cozinha quando chego em casa….eu literalmente respiro comida, rs. No restaurante que admnistro, só vou para a cozinha quando faltam funcionários,  mas sou responsável pelo cardápio diário e pelas criações de pratos novos. Então, haja criatividade para inovar e manter a clientela fiel.

Respondendo a pergunta acima, piloto sim o fogão de casa, mas não diariamente. No dia a dia trago comida do restaurante para as filhas e gosto de ir para cozinha nos finais de semana, normalmente no jantar.

Aqui em casa não comemos carne vermelha e a noite damos preferencia por algo sem carne. Gosto de massas pela praticidade e rapidez. E adoro inventar. Então olho o que tem na geladeira e aí vejo o que fazer. Decidi postar esta receita pois é bem fácil e tenho certeza de que vão gostar.

Ingredientes:

  • 1/2 pacote de massa seca da sua preferência
  • 01 kg de tomates bem maduros (eu gosto do tipo débora ou italiano)
  • 05 dentes de alho
  • 01 cebola roxa (a roxa é bem mais gostosa!)
  • manjericão fresco
  • azeite oliva
  • sal, pimenta moida na hora
  • 01 maço de espinafre (usei o hidropônico)
  • parmesão ralado na hora (também faz a diferença…nada de usar o de saquinho já raladol…)

Bem, como toda receita, usar bons ingredientes faz toda diferença. Neste molho por ser extremamente simples e o uso de poucos ingredientes, o ideal é todos os ingredientes listados sejam de boa qualidade.

Lave bem os tomates e faça uma cruz com a faca para facilitar retirar a pele depois. Coloque em uma assadeira junto com o alho (com casca mesmo), a cebola descascada e cortada em quatro e regue um fio de azeite em cima só da cebola.

Leve ao forno para assar por uns 30 minutos em forno alto. Já vai dar para sentir um cheirinho bom…

Cozinhe o macarrão com bastante água e  sal. Nada de óleo! na verdade, o oléo só atrapalha na hora de incorporar o molho na massa. O certo é panela grande e muita água. Espere ferver, só então coloque a massa e o sal. Cozinhe al dente.

Tire os tomates do forno quando sentir que a pele já sai facilmente. Retire a pele e com cuidado corte os tomate grosseiramente. Descasque o alho assado e amasse com a faca.

Em uma frigideira grande ou panela coloque azeite (suficiente apenas para refogar) e junte o maço de espinafre já higienizado. Quando estiver levemente refogado, junte os tomates picados, alho, cebola e o manjericão

Retire o macarrão da água e jogue neste molho. Tempere com sal, pimenta e por último, regue mais azeite e o parmesão.

***Curiosidades: na Itália, nunca servem a massa com o molho por cima. Muito comum aqui no Brasil, mas lá é um tipo de ofensa. E eles estão certo! muito mais saboroso a gente finalizar a massa na panela com o molho, em fogo baixo e mexendo…a massa deve terminar o cozimento desta forma…incorporando os sabores.

***Azeite quente perde sabor. Por isso eu uso o mínimo  para refogar e finalizo “temperando”o prato com o azeite.

***Nunca passe o macarrão na água fria. O certo é retirar al dente e se possivel, já estar com o molho pronto na panela. Eu tiro da água e já ponho no molho. Sincronizo os tempos para dar certo.

***Massa se come como risotto…logo depois de pronto. Se bem que aqui em casa sobrou e comemos no dia seguinte e ainda estava bem saboroso!

Bom apetite!

 

 

 


Escrito por Marcia Rosa


Um comentário em “Massa com tomates assados e espinafre”

  1. Marta em 19/09/14 escreveu:

    Que massa linda e gostosa! Beijos



Deixe uma comentário


Ping está fechado. Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>