22 de maio, 2014 em bolo

Naked cake de brigadeiro e avelãs

Aí está o meu primeiro naked cake, bolo que veio para tomar o lugar da pasta americana….A beleza consiste na simplicidade e na forma da montagem. A maioria usa frutas vermelhas frescas (amoras, morango, framboesa, mirtilo ou até physalis que não é vermelha e sim amarela, e linda de se ver).

Tenho uma amiga com um blog maravilhoso e é expert neste tipo de bolo. Não tenho dúvidas em falar que os dela são os mais lindos que já vi. Perfeitos. E deliciosos.

Havia tentado sem sucesso fazer um naked com o meu pão de ló. Mas o bolo não pode ser extremamente macio, precisa ter uma certa densidade para aguentar o receio e ficar bonito. O recheio é a base de brigadeiros, que tem uma consistencia ideal para colocar neste tipo de bolo.

A minha massa fiz com avelãs que deu um crocante e sabor delicioso. E claro, o recheio não podia ser diferente: chocolate. Combinação perfeita!

Massa:

  • 06 ovos (claras em neve)
  • 1 1/2 xic chá açúcar peneirado
  • 170 ml yogurte natural
  • 02 1/2 xic chá farinha de trigo fermentada
  • 150 gramas de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
  • 200 gramas de avelãs sem casca, torradas e moidas no processador
  • 02 colheres de sopa de cacau em pó

Modo de preparo:

Coloque na batedeira as gemas, açucar e bata em velocidade média até ficar um creme esbranquiçado, tipo uma maionese. Coloque a manteiga ou margarina e bata mais um pouco até incorporar. Tire da batedeira, acrescente o yogurte e a farinha peneirada. Por ultimo o cacau peneirado e as avelãs.

Forre 03 formas de fundo falso de 23 cm de diametro com papel manteiga. Corte o papel com a tesoura e forre apenas o fundo. Eu costumo passar manteiga no fundo, e depois colocar o papel. Assim ele gruda na forma. Distribua igualmente a massa nas 3 formas e leve para assar em forno 180 graus. Deve ficar por uns 20 minutos, mais ou menos. Faça o teste do palito para ver se está assado.

Assar individualmente dá outra aparencia no bolo. Mas se vc não tiver 3 assadeiras e quiser fazer e depois cortar tudo bem. Dá certo também.

Recheio de brigadeiro:

  • 02 latas de leite condensado
  • 02 creme de leite de caixinha
  • 1/2 xic de chocolate em pó 50 % cacau
  • 10 gramas de manteiga
  • 01 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
  • 200 gramas de chocolate em barra meio amargo

Modo de fazer: coloque todos os ingrediente, menos o chocolate em barra, em uma panela grossa e funda. Eu gosto de peneirar a farinha e o chocolate em pó. Mexa bem ANTES de levar ao fogo,  assim não corre o risco de formar grumos. Depois disso, leve ao fogo alto e mexa sem parar. O ponto leva um tempo para ficar bom. O certo é aquele  ponto um pouco mais mole do que de enrolar. Retire do fogo e acresente o chocolate em barra. Com o calor ele vai derreter. Mexa e reserve.

Trabalhe com a massa e recheio frio. Pode molhar com o que quiser…chá de especiarias, ou guaraná+ leite condensado…Eu coloco o liquido em um tubo plastico (daqueles de catchup em carrinho de cachorro quente) e uso para molhar a massa.

O recheio coloquei em um saco de confeitar com um bico perle grosso. Mas pode colocar com espatula também. Finalizei com raspas de chocolate amargo e uma caldinha de chocolate que estava dando sopa na geladeira.

E como calorias pouca é bobagem, servimos este bolo com uma bola de sorvete de creme! Tudo isso depois de um mega super jantar delicioso! Olha só as fotos! O cardápio além de vários tipos de salada tinha filé mignon ao molho madeira e aligot (prato francês que mistura purê de batatas com duas variedades de queijo).

 

 


Escrito por Marcia Rosa


4 Comentários em “Naked cake de brigadeiro e avelãs”

  1. Marta em 22/05/14 escreveu:

    Ficou divino!!! delícia!!!
    Beijos

  2. Solange em 27/05/14 escreveu:

    Nossa a cara tá ótima, vou tentar fazer! obrigada!

  3. Marta em 19/09/14 escreveu:

    Jesus, que bolo lino é esse? hummmmm
    Bejos

  4. Elizabeth Amarante em 3/04/15 escreveu:

    Ola, Marcia sempre que tenho um evento sempre faco uma das suas receitas . Gostaria de saber onde entra as 6 claras em neve do bolo chocolate com avela!!!!! bjsss Obrigado



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>