24 de janeiro, 2014 em bolo, facil

Bolo fácil e delicioso

Olá!!! que tal um bolinho fácil, rápido e que sempre dá certo? e o melhor, versátil. Quando o criei, tinha em casa nozes sem casca e maçãs…mas gostei tanto da textura da massa que resolvi variar os sabores e coberturas…já fiz de limão, maracujá, frutas secas….Vc também pode variar o açúcar branco e trocar por açucar mascavo. Anote os ingredientes:

  • 3 ovos grandes inteiros
  • 1 e 1/2 xic de chá (200ml) de açúcar branco
  • 01 copinho de 170 ml de yogurte desnatado
  • quase 01 copinho de óleo de canola, ou milho ou soja(use o mesmo copo do yogurte e preencha até faltar 01 dedo)
  • 02 xic de chá de farinha de trigo fermentada ou farinha de trigo comum com 01 colher  sobremesa de fermento em pó peneirado
  • 03 maçãs pequenas (duas descascadas / 01 com casca)
  • 3/4 xic chá de nozes picadas (ou castanha do pará, amêndoas sem pele e torrada)
  • canela (opcional)

Para fazer é bem simples. Ligue o forno. Coloque os ovos inteiros e o açucar na batedeira. Deixe bater por uns 10 minutos na velocidade alta. Enquanto isso, unte uma forma grande de pudim. Pique as maçãs em pedacinhos e as nozes também. Pode-se polvilhar um pouco de canela em pó nas maçãs/nozes.Reserve.

Com os ovos batidos, coloque alternadamente metade da farinha peneirada (eu gosto de ir peneirando diretamente sobre os ovos), o yogurte, o oléo….o restante da farinha. Coloque a mistura de maçãs e nozes. Distribua dentro da forma untada e leve ao forno 180 graus por uns 40 minutos…Deixe amornar para poder desenformar o bolo.

Se for fazer de limão, eu coloco raspas da casca, o suco e cubro o bolo ainda quente com uma mistura de açúcar confeiteiro + suco de limão. Substitua as frutas por ameixa seca, damasco, amendoas, castanha do pará…ou o que a sua imaginação/gosto pedir.

Delicioso para acompanhar um café…Fica úmido, macio, fofinho…


Escrito por Marcia Rosa


5 Comentários em “Bolo fácil e delicioso”

  1. Executiva de Panela em 16/02/14 escreveu:

    Que lindo bolo, que textura! Sem dúvida uma opção muito gostosa para saborear com um café, chá ou suco. Já favoritei. Beijos.

  2. Mhilka Diniz em 17/05/14 escreveu:

    Nossa, fiquei com água na boca.

  3. Christine em 10/07/15 escreveu:

    Olá!

    Parece delicioso!!

    Que alterações você faz na massa para fazê-lo de limão ou maracujá??

    Obrigada!!

  4. Marcia Rosa em 10/07/15 escreveu:

    Olá Christine,

    Para o de limão pode colocar raspas e suco de 01 limão tahiti. Depois cubra com 01 xic de açucar confeiteiro misturado com um pouco de suco de limão (mais ou menos 1/2 fruta) apenas o suficiente para dissolver o açucar no suco. Para o de maracujá eu nunca fiz, mas faria a massa sem colocar nada e faria uma calda com suco de maracujá com açucar. (melhor colocar a calda no fogo para ferver um pouco).

    Boa sorte! bj

  5. Christine em 13/07/15 escreveu:

    Olá Márcia, bom dia!
    Obrigada pela resposta. Ficou só uma dúvida: no de limão vc deixaria as maçãs e nozes ou não?? Bj



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>