Idéias para almoço do dia das mães

Olá pessoal…aproveitando o finalzinho de feriado para postar um almoço que fiz para os 35 convidados “intimos”….(família grande dá nisso, rsrsr)  e acho que vai servir de inspiração para vocês…Ninguém gosta de ficar horas na cozinha preprando tudo, mas nesta data sempre sobra para alguém…Eu mesma sempre sou convidada, mas nunca chego de mãos vazias…acabo sempre levando um bolo da Casinha.

Este cardápio eu não achei difícil de preparar…dá para agilizar tudo um dia antes ou colocar a sogra (como eu fiz, rsrs) para picar tudo…Bem, vamos ao cardápio:

  • entradinhas que podem ser compradas prontas…(amendoins, pães diversos, pastas…)
  • mix de salada verde (compro pré lavadas, folhas diversas e incremento com tomatinhos cerejas, azeitonas pretas, fatias de manga, ou o que sua imaginação pedir)
  • arroz branco
  • farofa de banana
  • moqueca de peixe
  • pirão
  • picanha assada com batatinnhas no azeite e manjericão (quando o cardápio é peixe sempre é bom ter uma carne vermelha…)

Estas batatinhas não dão trabalho algum…é só lavá-las bem, colocar para cozinhar com água e sal até ficarem macias, porém firmes pois ainda irão para o forno…Escorra, regue bastante azeite, polvilhe um pouco de sal e pimenta , alguns dentes de alho sem descascar e leve ao forno até ficarem douradas…se preciso, mexa de vez em quando…Vc poderá fazer este prato um dia antes e no dia acrescente manjericão fresco e tomatinho cerejas. Volte ao forno apenas para aquecer e os tomatinhos murcharem um pouco…

A PICANHA…

  • Escolha uma picanha que tenha uma boa capa de gordura…normalmente, as peças boas pesam entre 1,300 a 1,600kg…
  • sal grosso e papel alumínio

Para cada quilo de carne, eu uso em média uma colher de sopa rasa de SAL GROSSO….Coloque a carne dentro do papel alumínio com a gordura virada para baixo…salpique o sal grosso e embale a picanha. Reembale novamente…feche bem e certifique que não ficou nenhum buraco no pacote. Leve para assar por 03horas em forno baixo…Fique tranquilo, sua picanha não vai queimar…Depois desse tempo é importante sempre a carne “descansar”antes de fatiá-la (uns 10 minutos). Esta picanha vai ficar deliciosa se fatiar fina e aí vc faz com eu fiz…arrume no marinex com as batatinhas…regue um pouco do molho que ficou na assadeira e sirva.

Pois é, eu esqueci de tirar fotos individuais dos pratos…e também não tenho medidas da minha moqueca e a farofa, mas vou passar os meus segredinhos…

  • Para a moqueca um peixe bom e barato…postas de cação (lembre-se que se for comprar congelado, ele NÃO rende, pois perde cerca de 30% de água) ou postas de PANGASSU (peixe importado, de carne branca e sem espinhos) a venda nos grandes supermercados. O abadejo é bom porém mais caro. Nunca utilize peixe tipo merluzão ou pescada (são moles e tem muito espinho)

TEMPEROS QUE USO NA MOQUECA

  • Alho, cebola, tomate sem pele e sem semente (pelo menos 01kg para cada 2kg de peixe)
  • salsão e alho poró (ambos, um talo por cada 02kg de peixe)
  • pimentão vermelho (01 unidade por cada 02kg de peixe)
  • sal, pimenta moida na hora, açafrão (a gosto), azeite para refogar
  • leite de coco (a gosto), coentro, (estes dois ingredientes sempre na finalização do prato)

Modo de preparo…

Pique todos os temperos e deixe tudo separadinho ao lado da panela…(isso pode ser feito de véspera e guarde tudo bem tampado na geladeira). Coloque azeite em uma panela funda e grossa. Refogue começando pela cebola, alho…depois o salsão, alho poró, pimentão vermelho…os tomates….tempere com sal, pimenta e o açafrão.Deixe tudo pegar fervura e então acrescente o peixe.

O peixe deve ser cortado em pedaços grandes e estar descongelado. Se quiser pode temperar com sal…eu não uso limão, mas se quiser…pode.

Tampe a panela e não mexa para que o peixe não se desmanche. Dependendo da espessura da posta vai cozinhar rápido…O ideal são postas não muito finas para não desmanchar.

Você sabe que o peixe está cozido quando a parte interna não ter cor transparente…então corrija o sal, coloque o leite de coco e o coentro. Vc vai perceber que o peixe soltou bastante água e ficou com muito molho…Eu retiro as postas com cuidado, jogo um pouco de molho por cima e aproveito todo caldo que sobrou na panela para o pirão…Neste caso é só acrescentar mais água e jogar farinha de mandioca AOS POUCOS, mexendo bem em fogo baixo. O pirão gostoso fica cremoso, use sempre pouca farinha, ele acaba terminando de engrossar quando esfria.

PARA A FAROFA…

  • usei banana da terra madura…, cebola, manteiga, sal, farinha de mandioca boa (eu tinha uma que trouxe da Bahia e ficou maravilhosa)

Pique a banana, refogue a cebola na manteiga, coloque a banana e acrescente um pouco de água…Deixe que a banana cozinhe um pouco e amoleça….se a água secar, acresente mais um pouco…Coloque a farinha, um pouco de sal…Se quiser, cheiro verde picado e um pouco de castanha de caju picada

As sobremesas foram…bolo de chocolate branco com frutas vermelhas, pavê de pão de mel com doce de leite, frutas e pudim de leite condensado e coco (que já postei por aqui)….Quem sabe não publico a receita do pavê no próximo post, o que vcs acham? bjcas!

 

 

 

 

 


Escrito por Marcia Rosa


8 Comentários em “Idéias para almoço do dia das mães”

  1. Akemi em 3/05/12 escreveu:

    Marcia, quantas delícias mas como boa formiguinha, vou esperar a receita desse pavê de pão de mel, deve ser dos deuses!!!! Bjss

  2. Marcia Rosa em 4/05/12 escreveu:

    Ah Akemi vou postar sim e em sua homenagem! hehehe..bjs

  3. Buffet Infantil Bumbaka em 7/05/12 escreveu:

    Marcia, quero parabenizá-la, pois suas receitas são deliciosas, adoramos o seu site.

  4. Executiva de Panela em 8/05/12 escreveu:

    Marcia, PERFEITO para um almoço de 35 pessoas! Nossa… Gostei demais da apresentação da picanha com as batatinhas e agradeço muito pelas dicas, principalmente da moqueca. Pois é… Peixe congelado não dá muito certo comigo. Comprei apenas 1 vez, para nunca mais. O gosto é completamente diferente do peixe fresco. Aliás, o congelado não tem gosto. A propos, seu restaurante fica em SP? Quero ir! Beijo, Paula

  5. Marcia Rosa em 8/05/12 escreveu:

    Olá Paula,

    Sempre digo que meu sonho é preparar um peixe em alto mar, recém pescado, rsrsrs. Aqui em SP é quase impossível comprar peixe fresco, quando eu quero muito, vou a Santos, encomendo antes e só vou retirar…No restaurante eu uso o congelado mesmo. Mandei o site da casinha na outra resposta. Te espero, bjs

  6. claudia em 16/12/12 escreveu:

    Olá Márcia! Parabéns! Você tem muito talento! Fiquei inspirada com suas receitas!!

  7. Luiza em 25/04/14 escreveu:

    Adorei a receita vou fazer no dia das mães
    obrigada

  8. Marcia Rosa em 26/04/14 escreveu:

    Oi Luiza,

    Faça sim e depois me conte o resultado! bjs



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>