9 de abril, 2011 em salada

Salada de aspargos frescos

Sabe aqueles aspargos verdinhos e frescos que encontramos no sacolão, na feira ou na gôndola do supermercado? Muitas vezes, não sabemos preparar e deixamos de provar uma delícia saudável…

Para ficar gostoso e bonito tem segredinho sim…mas como gosto de compartilhar tudo que aprendo aqui vai a receita:

  • compre aspargos frescos. Eles são delicados e na hora de preparar corte cerca de 02cm na parte do talo (normalmente mais dura)
  • coloque água numa panela grande o suficiente para que os aspargos fiquem imersos. Leve a água para ferver e aí vai o segredinho…01 colher de sobremesa de bicarbonato em pó.
  • Quando a água estiver fervendo, jogue os aspargos dentro e conte uns 03 min. (vai depender da espessura do seu aspargo)
  • Para verificar se está bom, espete a ponta de uma faca na parte mais grossa do talo…ele deve estar macio, porém firme.
  • Leve para escorrer e jogue água fria em seguida.
  • Com o auxilio de uma faca, vá “descascando” o aspargos de cima para baixo, preservando a parte superior. Este processo não é obrigatório, mas eu particularmente gosto do aspargos com o talo branquinho e macio.
  • Pronto, nesta fase vc poderá preparar a sua salada como quiser.

A minha, fiz uma “cama” com alface americana picada, coloquei os aspargos , salmão defumado picado e folhas de rúcula baby.

Enfeitei com morangos e fiz um molhinho básico (azeite, mostarda, sal, pimenta moída na hora) à parte.


Escrito por Marcia Rosa


9 Comentários em “Salada de aspargos frescos”

  1. Janine Trassi em 9/04/11 escreveu:

    Oba! Vou tentar…

  2. Fabiana em 11/04/11 escreveu:

    Marcia,
    No Japão encontrava em fartura e sempre os desprezava.
    Aqui,além de ser dificil de encontrar, os poucos que encontro são muito caros.
    Experimentei uma só vez, mas sabe que com tantas dicas assim, fico tentada a comprar novamente..kkkkk
    beijos

  3. deborakoso em 17/04/11 escreveu:

    Hummmm oishiso!!!!!!!!Oi Marcia san!!!!Hisashiburi tudo bem c/vcs?
    Bom meu sogro plantava aspargos entao ganhava muitos e so cortava em diagonal e fritava-os na frigideira c/um fiozinho de azeite e koshio(sal com pimenta do reino) e passava na maionese,rsrsrrs saudades mais a sua salada ta chique demais otima ideia vou fazer,bjos!!!!Yoroshiku!

  4. Ricardo em 29/10/11 escreveu:

    Por favor, diga qual o segredinho do bicarbonato . Grato

  5. Marcia Rosa em 29/10/11 escreveu:

    Olá Ricardo,

    O bicarbonato ajuda a deixar o aspargos verdinhos e a tirar a pele mais fácil….mas se for comprar os aspargos importados, esses eu como sem tirar a pele, acho que são mais macios e menos fibrosos que os aspargos nacionais.
    abs

  6. Maurício em 31/12/12 escreveu:

    Usar bicarbonato mantém a cor original dos alimentos, faça isso com brócolis e terá o mesmo resultado, fica verde bem forte, não aquele desbotado.

  7. Ciça em 21/02/13 escreveu:

    Márcia, obrigada pelas dicas. Preparei a minha com uma cama de alface, queijo brie levemente derretido, presunto de parma em rolinhos e molho de mostarda!

  8. wesley em 20/03/13 escreveu:

    oi Márcia sou cheff de saladas e trabalho em um bom restaurante na capital de São Paulo , as vezes venho aqui atraz de algumas receitas , e , adoooorooooo quando posso usá-las , PARABENS!!!!!!!!!!!!!

  9. Marcia Rosa em 20/03/13 escreveu:

    Olá Wesley,

    Que bom que meu blog sirva de inspiração!!! adoro preparar saladas diferentes, embora nem sempre eu poste tudo que faço. Abraços



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>