19 de janeiro, 2011 em doces caseiros

Doce de pêssegos verdes em calda

Olá pessoal!!! Primeiro post do ano, muitas novidades a caminho e desta vez não vou prometer blogar mais como no ano passado….no final da balança, 2010 foi o ano em que menos tive tempo de sentar ao computador e dividir com vocês o meu amor pela gastronomia e minhas experiências!

Mesmo assim, minhas amigas virtuais continuaram fiéis em suas visitas e comentários….o que me deixa muito feliz! Sem promessas, aqui vai uma receitinha que fiz no final do ano passado para uma querida amiga. Era um doce da sua infância, daqueles que a gente não encontra pronto para vender, mas que fica na memória gustativa. Quando ela me pediu o doce, estava fora da época de pessêgos e foi impossível reproduzir a receita.

Como eu não fazia idéia de que sabor tinha o doce, nem como prepará-lo, pedi socorro ao google…coincidentemente, caí no blog da Neide Rigo, que estudou nutrição com a minha irmã e tive a feliz oportunidade de conhecê-la pessoalmente há alguns anos atrás. Simpática e atenciosa, me deu todas as dicas da época de pessêgos verdes.

Como tenho um “anjo” sempre presente na minha vida, ele se encarregou de achar os frutos verdes para que eu pudesse satisfazer o desejo da amiga.

O resultado é surpreendente!!! Não foi difícil fazer  nem ficou tão doce…(como eu gosto).

Segue abaixo, a receita original, retirada do site da Neide. Vale dizer que demorei uns três dias para fazer o doce, tempo suficiente para que os pêssegos não estivessem tão verdes e também fiz uma quantidade bem maior do que a receita original.

Compota de pêssegos verdes da dona Olga
Numa panela coloque 1 kg de pêssegos verdes, água que cubra os frutos e 1 colher (chá) de sal amoníaco (pode ser bicarbonato de sódio também – servem para soltar a pele do pêssego). Assim que ferver,escorra, espere esfriar e deixe no freezer até o outro dia. Agora é só ir passando as frutas embaixo da torneira e puxando as pelinhas. Se preferir, descasque um a um com uma faquinha bem afiada. Os caroços ficam. Coloque-os novamente na panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macios, mas não molengos. Escorra a água (deixe sobrar um pouquinho dela, que vai ser necessária para a calda) e coloque 2 xícaras de açúcar – ou mais, se quiser mais adocicada. Mantenha no fogo só até formar uma caldinha como xarope. Está pronta a compota. Não precisa de cravo nem canela (aliás, minha mãe os proíbe no caso deste doce, pois “matam” o perfume do pêssego). O próprio caroço será o tempero. Rendimento: 8 porções

Aqui, os pêssegos já descascados e prontos para irem a panela novamente. Não fiz o processo da receita original, assim que escorri, retirei a pele facilmente, sem congelar.

Aqui, o doce pronto. Em geladeira conserve bem vedado e deve durar uns 15 dias, dependendo da quantidade de açúcar utilizada. Em casa, comemos tudo rapidinho!



Escrito por Marcia Rosa


22 Comentários em “Doce de pêssegos verdes em calda”

  1. Eliana Lopes em 20/01/11 escreveu:

    Adorei a receita. Já copiei e vou fazer. Adoro pêssegos.

  2. sandra em 25/03/11 escreveu:

    ADOREI!!!!!!!!!!
    Parece fácil, vou ficar com água na boca até a próxima época de pessego.
    Obrigada.

  3. rosimar pereira alves em 10/10/11 escreveu:

    adoro pessego, e ja copie a receita vou fazer neste fim de semana.

  4. maria lucia em 23/12/12 escreveu:

    Amo doce de pessego verde!Me lembro de minha infancia quando os pessegos colhidos no quintal, tinham gosto de pessego… Hoje, os que compro no mercado, nem tanto mas vou tentar achar um pezinho de pessego por ai. Moro em Sao Lourenco MG e nao deve ser dificil!… Obrigada pela receita.

  5. Marcia Rosa em 23/12/12 escreveu:

    Olá Malu,
    Este doce é mesmo maravilhoso! pena que por aqui tbém é dificil achar os pessegos verdes…agora é época de procurar…Bjs´

  6. Sandra Regina em 22/11/13 escreveu:

    Meu filho foi passear em Carvalho e trouxe pessegos fresquinhos ,fiz conforme a receita e ficou maravilhoso a calda então nem se fala pena q acabou rapidinho agora vou ter q comprar + pra fazer de novo .
    a receita deu certinho

  7. Marcia Rosa em 23/11/13 escreveu:

    Oi Sandra,
    realmente fica uma delicia! estou vendo se acho o pessego verde, pois agora é época….bjs

  8. teresinha em 12/12/13 escreveu:

    adorei a receita na minha casa tem dis pe de pessego carregado vou fazer hoji mesmo obrigado pela receita beijos

  9. Marcia Rosa em 13/12/13 escreveu:

    Oi Teresinha,

    Faça sim e depois me conte como ficou! bjs

  10. neiladrumond em 21/12/13 escreveu:

    Olá. Bom dia! Estive no sítio ontem e trouxe pêssegos verdes, achei ótima a receita e vou fazer agorinha mesmo para leva-lo para São Paulo onde quero que minha mãe de 88 anos sinta o gostinho do interior onde viveu sua infância e adolescência. Beijos e muito obrigada.

  11. Luciana em 6/01/14 escreveu:

    Oi Marcia
    Eu fiz a técnica da fervura com bicarbonato, pois não tinha sal amoníaco…sabe que a casca não saiu tããããão fácil??
    Será o tipo do pêssego? Os que usei são pequenos, estavam bem verdes e são amarelos por dentro…

  12. Marcia Rosa em 6/01/14 escreveu:

    Oi Lu,

    Sinceramente não saberia responder….eu fiz por duas vezes e deu certo…se bem que o meu pessego não estava tão verde. Pelo menos ficaram gostosos?

  13. Miriam em 12/11/14 escreveu:

    Tenho um pé de pessego carregado na calçada da minha casa, aliás plantei mexerica, manga, amora,cereja do norte e ameixa, amo ver eles florescerem e depois os frutos que fornecem, são saborosos, pois são naturais sem agrotóxico. Vou fazer o doce, depois te conto se ficou bom. Abraços

  14. Marcia Rosa em 12/11/14 escreveu:

    Sortuda vc, Mirian! ter pés de frutos tão saborosos em casa! Faça sim e depois volte aqui para me contar! abs

  15. Francieli Fernandes em 19/11/14 escreveu:

    Boa tarde, se os invés de usar uma colher de bicarbonato ou salomônico use meio a meu e deixe ferver a água com os pêssegos dentro e depois aos poucos vai colocando o salomônico e o bicarbonato depois que colocar deixe ferver e vai mexendo delicadamente ai a pele vai começar a se solta e não precisa pôr no frizer ai depois é só fazer o restante do procedimento normal
    Da super certo sempre fiz assim

  16. Marcia Rosa em 19/11/14 escreveu:

    Olá Francieli

    Obrigada pela dica!! abs

  17. Patricia em 29/09/15 escreveu:

    Bom dia! Fiz essa receita mas o meu doce ficou amargo, onde errei????

  18. Marcia Rosa em 29/09/15 escreveu:

    Olá Paty!

    Sinceramente não sei dizer…o pêssego verde não é amargo, já fiz umas quatro vezes e sempre deu certo. Seria talvez a qualidade da fruta? Bj

  19. Sonia Henrique Fonseca em 2/11/15 escreveu:

    estou copiando e ja coloquei o pessego pra ferver

  20. Beatriz em 8/12/15 escreveu:

    Deve ser delicioso!Vou fazer, espero que dê certo.Obrigada!

  21. Maria Eunice Fernandes em 9/12/15 escreveu:

    Obrigada ,queria mesmo saber como retirar a casca sem usar a faca.

  22. Marcia Rosa em 17/09/16 escreveu:

    Helen, o sabor final não influencia…só mesmo para ajudar a tirar a casca. Bj



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>