10 de abril, 2010 em chocolates, facil

Torta de banana com chocolate

Acho que todos conhecem a receita do bolo “Nega Maluca”….quando criança, minha mãe fez este bolo e forrou a assadeira com rodelas de bananas. Torci o nariz achando que ficaria uma combinação esquisita, mas me enganei redondamente. Chocolate com banana fica muuuuito bom! Aí passeando pelo Chocolatria, a nossa Diva inspiradora da blogsfera Si tinha feito uma torta de maçã trocando o creminho de dentro por chocolate e nozes. Daí veio a idéia desta torta.

E hoje foi o dia….daqueles que a gente não sabe bem o quer, não tá a fim de fazer nada…É exatamente nestes momentos que vou para a cozinha e faço o meu querido forno / fogão trabalhar! Fiz tudo ao mesmo tempo: a torta, um bolo de fubá para o café da manhã e o jantar (uma massa fresca ao molho de tomates e vôngoles).

Amo os cheiros que se exalam da cozinha, a alegria da minha pequena lambendo a tigela da massa de bolo que ela ajudou a preparar e a satisfação de todos comendo tudo com gosto.

DSC06328

Não segui a receita da Simone, fui pegando os ingredientes que tinha e fazendo no olhômetro. Fiz a massa com castanha do pará moída e aproveitei a sêmola da massa fresca e acrescentei um pouco na massa da torta. A textura ficou como um biscoito, bastante crocante e saboroso. Mas vc pode fazer a receita da Simone, mais simples e igualmente boa.

  • 01 e meia xic. chá de farinha de trigo
  • 02 colheres de sopa de açúcar
  • 170 gramas de manteiga cortada pedaçinhos
  • 01 ovo grande inteiro + 03 colheres de sopa de água fria
  • sêmola o quanto baste (usei umas 02 colheres de sopa, o suficiente para soltar das mãos)
  • 1/2 xic de castanha do pará triturada no liquidificador.
  • 1/2 colher de CAFÉ de fermento em pó

Faça a massa juntando a manteiga com a farinha. Vá usando as pontas dos dedos formando uma “farofa”. NÃO USE A PALMA DAS MÃOS, NEM SOVE A MASSA. Quebre o ovo + água numa tigela e mexa com um garfo. Agrege tudo à massa com o restante dos ingredientes, exceto a sêmola. Nesta etapa, se a massa estiver muito “umida”, acrescente aos poucos a sêmola, o suficiente para soltar das mãos. Não sove a massa. Não precisa descansar, abra a massa com um rolo, utilizando saco plástico para facilitar no manuseio. Reserve metade da massa para cobrir a torta.

  • 200 gramas de chocolate (usei os ovos de páscoa)
  • 03 bananas cortadas em rodelas

Utilizei forma desmontável de 24 cm. Abra o fundo da torta e coloque o chocolate picado. Jogue por cima as rodelas de banana e corte tiras da massa para fazer a parte de cima da torta. Por cima de tudo, joguei um pouco de açúcar + canela e um tantinho de castanha do pará triturada.

DSC06313Aqui a torta sem a cobertura

Leve ao forno pré aquecido 180 graus por uns 35 minutos. Eu prefiro a torta bem assada. A massa fica crocante e comi quente mesmo, com o chocolate derretido por dentro.

DSC06330

Alguém está servido?


Escrito por Marcia Rosa


7 Comentários em “Torta de banana com chocolate”

  1. naty_japan em 10/04/10 escreveu:

    Nossa que maldade! estou babando aqui com a foto….parece muitoooo bom…rs

  2. Fla em 11/04/10 escreveu:

    Márcia que perdição essa torta. E é um ótimo modo de utilizar ovos de páscoa… adorei.
    Beijos

  3. Marly em 12/04/10 escreveu:

    Aiaiai, eu tava pensando em iniciar uma dieta hoje mas já vi que vai ter de ficar pra depois dessa torta, rsrs.

    Beijinho e boa semana.

  4. Clau em 16/04/10 escreveu:

    Ficou linda e chocolate com banana tem tudo de bom.Bjus sabor chocolate e bom fim de semana.

  5. Simone izumi em 27/05/10 escreveu:

    Marcin,
    sempre dou uma passadinha aqui correndinha para ver as suas delicias e ando péssima para deixar comments… Rs
    babei nesta versão !!!!
    Nota 10!!!! Tenho q testar!!!
    Super bjo,
    si

  6. Julliany em 10/12/10 escreveu:

    Olá, amo bananaaaa! Tudo o que é de banana eu gosto, quando vi essa receite, pensei, tenho que fazer!!!! Mas gostaria de saber se preciso usar a sêmola mesmo, muuito difícil de encontrar, ainda o único lugar que encontrei é caro, quase R$10,00. Comprei assim mesmo, mas não gostaria de ter o mesmo gasto sempre.
    Até mais….se puder responda no meu e-mail..

  7. Maria Joana em 9/06/13 escreveu:

    Sinceramente adorei essa torta, estou com água na boca, vou faze-la em breve sem dúvida nenhuma. Huuuuuummmmmmm. Que delícia!!!!



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>