4 de outubro, 2009 em cheese cake, chocolates, docinhos para festa

Trufas de cheesecake e amoras

DSC04382

Tenho mania de recortar receitas (sem dó)  e montar pastas… Folheando uma delas , acabei achando a receita de trufas de cheesecake e framboesas…Como não tinha framboesas e bitter (veja explicação abaixo), resolvi apenas reiventar a receita e esperei os comentários dos clientes antes de postar.

DSC04383

Sem mais rodeios, aqui vai a minha versão que deu super certo:

  • 01 xic de chá bem cheia de amoras congeladas
  • 1/2 xic. chá de açúcar

Leve ao fogo as amoras com o açúcar até ferver e começarem a soltar água…deixe reduzir e vá amassando as amoras com um garfo. Isso irá se transformar num “purê”, porém acho mais gostoso deixar pedaçinhos pequenos de amoras. Leve para esfriar.

  • 150 gramas de cream cheese (usei o Philadélfia)
  • 150 gramas de um bom chocolate branco (usei o Melken, da Harald)
  • 10 bolachas tipo maisena
  • gotas de limão
  • 02 colheres de sopa de creme de leite de caixinha

Coloque as bolachas em um saco plástico e com um rolo de macarrão, vá batendo e quebrando os biscoitos sem esfarelar. Reserve

Leve ao banho maria o chocolate branco até derreter. Retire do fogo e adicione o creme de leite e o cream cheese (previamente mexido com o fouet). Misture as bolachas e o purê de amoras já frio. Vá pingando gotas de suco de limão a gosto. Leve ao freezer para gelar, até dar a consistência de enrolar.

Faça bolinhas (fiz molhando levemente as mãos em água filtrada) e volte ao freezer enquanto tempera o chocolate para banhar.

DSC04362

Para banhar, tempere 150 gramas de chocolate branco…usei o garfo próprio e banhei um a um e coloquei em uma bandeja forrada com papel alumínio para secar. Como sobrou um tantinho de chocolate, aproveitei para fazer uns rabiscos com saco de confeitar. Deixe secar em temperatura ambiente. Renderam 25 trufas de bom tamanho.

COMO TEMPERAR CHOCOLATE:

Se o chocolate for processado ou solidificado depois de derretido, sem tratamento, perde o brilho, firmeza, cor e poder de contração e resistência ao calor. Portanto, deve-se fazer a temperagem para garantir essas propriedades e manuseá-las adequadamente. O chocolate é sensivel a cheiros estranhos, portanto quando usar a geladeira, certifique-se de que ela esteja livre de odores fortes provinientes de outros alimentos. Ele também é suscetível ao calor e à umidade – se a cozinha estiver muito quente e com vapor, será difícil obter bons resultados. Outro cuidado importante: se o chocolate entrar em contato com a água, perderá a textura liqui da e não poderá ser derretido novamente (mas não jogue fora, serve para recheio das trufas, não para banhar!). Não deixe o chocolate muito tempo na geladeira para o endurecimento, pois ele absorverá a umidade e perderá o brilho.

  • Primeiro o chocolate deverá ser derretido: use uma panela especial para banho maria ou uma tigela, maior que a panela, para não entrar em contato com a água. Jamais derreta o chocolate diretamente sobre o fogo, poderá queimar. Pique bem o chocolate e coloque-os na panela ou tigela (bem seca). Coloque o recipiente sobre uma panela com agua quente e desligue o fogo, assim que a agua começar a tremular. Quando começar a derreter, misture para homogeneizar.
  • Após o derretimento, poderá fazer o resfriamento colocando mais chocolate branco bem picado ou despejando em mármore ou granito. Despeje 2/3 do chocolate derretido e mexa com uma espátula em movimentos de trás para frente até que o chocolate engrosse. Devolva ao recipiente e mexa uniformemente até que fique homogeneo. Para conferir o resultado, retire um amostra do chocolate e encoste-lhe uma espátula. Deixe endurecer em temperatura ambiente (max. 22 graus). Se estiver bem temperado, endurecerá rapidamente.

BITTER:

Bebida que confere retrogosto amargo quando usado nas trufas. Tal característica convida a uma ousada combinação:  com a belga BELLE VUE FRAMBOISE, cerveja aromatizada com framboesa e maturada por três anos…cria uma interessante alquimia…substitua o suco de limão por 01 colher de sobremesa de bitter e as amoras por framboesas.

Não, não fiquei super entendida em chocolates da noite para o dia…o texto sobre a temperagem e o Bitter foram tiradas da revista Gula,  edição de março de 2002.


Escrito por Marcia Rosa


10 Comentários em “Trufas de cheesecake e amoras”

  1. Eliana Dias em 6/10/09 escreveu:

    Oi! Sou sua cliente e comi destas trufas…realmente deliciosas! Precisa fazer mais vezes!!!
    bjs

  2. Pam em 7/10/09 escreveu:

    Meu Deus que trufas são essas, parecem maravilhosas, adorei sua casinha doce.
    beijinhos

  3. Ligia Kizirian em 8/10/09 escreveu:

    Humm! essa eu vou ter que fazer!! quando der dê uma passadinha no meu blog tbm!

  4. Manuela em 9/10/09 escreveu:

    Olá,estou te visitando pela 1ª vez,e achei o seu blog uma delícia!!!Voltarei sempre!!!

    Bjs… Bom fim de semana!!!

  5. ligia.kizirian em 10/10/09 escreveu:

    Que bom que gostou do post dos aventais. tem uns de criança lá que são lindo né. Pena que a maioria é do eua :/ Você já está adicionada na minha listinha de blogs preferidos hein! apareça la sempre que quiser…bjos!

  6. Fabiana em 13/10/09 escreveu:

    Aí que delicia!!!
    Adoro frutas vermelhas: amora, mirtilo….
    Mas aqui é tão dificil de achar.
    Parecem estar deliciosos!
    Meu niver está chegando, e fiquei com uma vontade enorme de testar os seus brigadeiros, vi um post no The cookie shop, falando da sua receita, e já foi para o meu caderninho de receitas.
    beijos

  7. Tânia Saj em 16/10/09 escreveu:

    Ainda tem no Casinha??? Tô indo!!!
    A foto é tentadora, Márcia!
    Beijinhos

  8. Ana em 31/12/10 escreveu:

    Tentação! Tentei fazer para o ano-novo, mas não deu certo. Segui a receita à risca, mas quando fui banhar as trufas, elas começaram a “derreter” dentro do chocolate. Vou ter que encontrar outra receita urgente para a ceia. Céus!

  9. Beatriz em 20/04/11 escreveu:

    Huummm…deve ser muitoooo bom, fiquei com vontade, pena q não tenho talento para cozinharr!!

  10. Adriana em 25/01/12 escreveu:

    Adoreiiii… seu blog!! Tambem trabalho com chocolates e eu adoro tudo sobre esse assunto. Parabens pelo seu trabalho.
    Beijinhos :)



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>