27 de outubro, 2009 em bolo, sobremesa

O melhor bolo de chocolate de D.Tereza

DSC04359

Certo dia, uma cliente que mora em Portugal me pediu um bolo de “merengues e mousse de chocolate” para comemorar o aniversário do filho.Tipo aquele “O melhor bolo de chocolate do mundo”?,  perguntei…ela disse que queria algo simples, igual ao que  ela fazia em casa: merengues e moussse. Só.

Resolvi testar antes a receita e servir no restaurante (foto acima)…Nunca tinha feito merengue no meu forno e isto requer uma temperatura baixíssima, mas peguei uma receita básica de merengues e deu certo. Usei a minha receita de mousse com gelatina incolor e o resultado, apesar de bom, não superou as expectativas de D. Tereza. Ela me pediu então que colocasse amêndoas no merengue e fizesse a mousse só com chocolate, chantily e claras…Saí da minha “zona de conforto”, onde estou acostumada a fazer bolos de olhos fechados  e passei dois dias para acertar a receita. Tentei primeiro uma receita de “Dacquoise” que é basicamente um merengue com amêndoas…mas não tinha o silpat (essencial para não grudar enquanto assa!) e não houve papel manteiga que desse jeito. Desconcentrada, na segunda tentativa, inverti as quantidades de claras e açúcar e o resultado foram bolachinhas para acompanhar o café! Bom, só nesta história, já havia perdido o dia inteiro.

Na terceira e última tentativa, fiz o merengue acrescentando as amendoas moídas que restaram e montando com a mousse que nunca havia feito. Na hora da entrega do bolo, fiquei sabendo que seria levado para ser comemorado no restaurante Na Cozinha e o aniversariante (filho de D.Tereza) é um gourmand, aluno do Chef Carlos Ribeiro! Confesso que fiquei preocupada com o resultado final.

Enfim, D. Tereza e sua família vieram me dar os parabéns pelo bolo. Adoraram, me cobriram de elogios e o Chef Carlos fez uma postagem da comemoração. Clique aqui e veja as fotos (o bolo tá lá!) e conheça um pouco deste restaurante onde é possivel aprender, degustar jantares promovidos por diferentes chefs e promover lançamento de livros (como foi o de Ale Guerra, do blog Cuecas na Cozinha) entre outras coisas!

Vou testar a mesma receita em proporções menores e prometo postá-la aqui. O nome, claro, fica em homenagem a sua criadora, D.Tereza.


Escrito por Marcia Rosa


12 Comentários em “O melhor bolo de chocolate de D.Tereza”

  1. Fabiana em 27/10/09 escreveu:

    Marcia,
    Estou com agua na boca, e esperando ansiosa pela receita..rs..rs..
    Adoro chocolate, adoro bolo, e a palavra “melhor” me deixa super curiosa, sempre tenho que testar e experimentar.
    Já fiz o “melhor” cookie de chocolate do Vitor Hugo, e o “melhor” bolo de chocolate da Simone Izumi…..agora, vou fazer o seu..rs..rs.
    bjs

  2. luciana em 29/10/09 escreveu:

    Nossa, Marcia, que delicia!!!

    Será que vc teria uma receita de docinho de leite ninho que NAO leve leite de côco??

    Bjs.

  3. Marcia Rosa em 29/10/09 escreveu:

    Olá Lu,

    Não sou muito de fazer docinhos…este de leite ninho só conheço com leite de coco…mas acho que dá para usar o leite comum tbém.

    bjs e boa sorte!

  4. Tatiana em 3/11/09 escreveu:

    Coisa mais maravilhosa!!!
    Lindo e parece delicioso!!!

  5. Valeria em 17/11/09 escreveu:

    Vixi….É tudo que eu queria neste momento Marcinha!!!
    Bjs
    Valéria
    Papos de Anjo

  6. andreia gislene da c. silva em 3/05/10 escreveu:

    gostaria de receber a receita deste bolo de chocolate eu amo bolo chocolate ficarei aguardando….

  7. Jane em 21/05/10 escreveu:

    Você pode me dar a receita?

  8. Marcia Rosa em 23/05/10 escreveu:

    Olá Jane,

    A receita está no blog!
    bjs

  9. murilo lênin em 3/07/10 escreveu:

    Meu aniversário esta chegando só falta 7
    dias já vai fazendo mais receitas de bolos

    obrigado murilo lênin

  10. Sandra Azevedo em 4/11/10 escreveu:

    Marcia, boa tarde… Nossa, fiquei “morrendo de vontade” de provar esta delícia. Você poderia, por favor, nos dar a receita? Eu amo bolos e este está com uma cara…..
    obrigada e parabens pelo site e também que você reconheça e sempre agradeça ao dom que recebeu de Deus – sua habilidade para cozinhar. Felicidades e um beijinho com carinho. Sandra

  11. Marcia Rosa em 4/11/10 escreveu:

    Olá Sandra,

    Coloquei o link da receita no índice do blog…vá em bolos e procure “O melhor bolo de chocolate da D Tereza / a receita!”. Todos os dias agradeço a Deus…este dom não me pertence mas mesmo assim agradeço os elogios! obrigada,

    bjs

  12. sindia em 1/08/11 escreveu:

    onde eu encontro a recita deste bolo poderia me responder por favor beijos.



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>