21 de abril, 2009 em frango

Frango de praia

Tem gente que vai a praia e tem horror a cozinha…eu fujo de restaurantes cheios, comida feita de qualquer maneira e com crianças, o cuidado com a alimentação é dobrado…
Para mim, cozinhar é sempre um prazer, mas ninguém vai à praia para passar horas preparando a refeição. Neste final de semana estivemos no Guarujá e como gostamos de curtir a praia na parte da manhã, preparei um frango com batatas que deixo no forno com leite e temperos e deixo no forno por umas 3 horas, para mim, o tempo ideal de praia. Depois disso, as crianças vão para a piscina enquanto finalizo o almoço. Levo de casa um bolo sequinho (fuba, cenoura) para o café da manhã e uma sobremesa (desta vez um pudim de leite), o frango já vai cortado…O resto da turma se encarrega das bebidas, dos pães e frios, das frutas, verduras e legumes. A louça fica para quem não cozinha, e no final todo mundo se diverte.

Frango de praia

  • pedaços de coxa e sobrecoxa
  • alho, cebola, um punhado de ervas a gosto (gosto de manjericão e cheiro verde)
  • sal e pimenta
  • leite
  • batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes

Deixe o frango de molho em agua fervente e um pouco de vinagre para sair o cheiro caracteristico…escorra. Bata no liquidificador alguns dentes de alho, cebola, sal e pimenta, uns 400ml de leite (o suficiente para cobrir até a metade do frango na assadeira), as ervas (opcional)
Ajeite os pedaços de frango na assadeira, as batatas…regue com o leite batido com os temperos. Por cima de tudo, um fio de azeite. Passe papel alumínio para fechar bem e ligue o forno no mínimo de calor (150graus). Deixe no forno por umas 3 horas. Não se preocupe, pois o frango solta muito liquido e não vai secar.
Retire o papel, aumente o forno e deixe corar por uns 15 minutos. Enquanto isso prepare a salada. O arroz pode ser feito em panela de pressão, do modo comum, apenas deixando 5 minutos depois que começar a apitar. O importante é não abrir a tampa, deixe perder a pressão sozinho…isso faz secar o arroz e terminar o seu cozimento.
Esqueci de tirar fotos, mas ficou delicioso e acho uma boa maneira de se fazer um almoço sem stresse.


Escrito por Marcia Rosa


3 Comentários em “Frango de praia”

  1. Lourdes Sabioni em 21/04/09 escreveu:

    Ah minha querida amiga, eu adorei esse franguinho no leite…mesmo não indo à praia, dá pra fazer em casa…Bjokas

  2. angela em 22/04/09 escreveu:

    que delicia de receita, especial para aqueles dias que precisamos deixar a cozinha sozinha por algum tempo. adorei!

  3. Karla Maria em 30/04/09 escreveu:

    Adorei a sua sugestão.
    Uma dica pra tirar o cheiro característico do frango e deixá-lo limpinho é passar suco de limão.
    Experimenta.
    Bjs



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>