24 de fevereiro, 2009 em risoto

Risoto de aspargos frescos e cogumelos

Tinha em meu armário um pacotinho de arroz preto (marca Ruzene) esperando por uma oportunidade para prepará-lo. Aproveitei que as crianças não estavam e lá fui eu toda cheia de vontade de experimentar o tal arroz…Pensei em algo tipo um risoto, com aspargos e cogumelos, um toque de limão siciliano…Comecei pelo caldo inspirada no Curtis Stone:

  • 01 kg de drumette (coxinha da asa)
  • 01 cebola roxa cortada em quatro
  • 01 talo de salsão
  • 01 talo de alho poró (use a parte branca)
  • ramos de tomilho fresco e 02 folhas de louro

Refogue o frango em azeite até dourar…acrescente os temperos, cubra tudo com água fervente (uns 2,5 litros) e deixe cozinhar até reduzir pela metade…durante este tempo vá retirando com a escumadeira a espuma que forma na superfície.

A parte refoguei 01 maço de aspargos frescos e um punhado de cogumelos paris na manteiga. Temperei com sal e pimenta moida na hora.Por último, acrescente suco de meio limão siciliano.Reserve e utilize no final do cozimento do arroz.
Refoguei o arroz preto com azeite, alho e fui fazendo tipo um risoto, acrescentando o caldo preparado. Reparei que o arroz não tem amido…depois de uns quinze minutos cozinhando e praticamente crú, resolvi olhar a embalagem…Recomendavam 30 minutos em panela de pressão! Resumindo: coloquei o arroz na pressão, abri umas 02 vezes com medo do caldo ter secado e queimar o arroz e ao final de 01 hora dentro da pressão, o resultado foi este abaixo:
arroz al dente, com grãos de tamanhos iguais de quando estavam crús. Neste meio tempo, percebi que o arroz preto não combinaria com o aspargos e acabei fazendo um risoto tradicional com o arroz arbóreo :) :) (decisão acertada!)
Para acompanhar, um ovo poché e gotas de azeite. Devo confessar que o arroz preto foi para o freezer e vai virar uma salada em outro dia. Não devo comprá-lo mais: é pelo menos dez vezes mais caro que o arroz comum, seu sabor não surpreende, não rende, não cresce e demora para ficar pronto. Na embalagem vem a descrição de todas as vitaminas que tem, o baixo valor calórico e sua história...para quem acha que vale a pena…Em compensação, o risoto com arbóreo ficou divino e o frango do caldo coloquei para assar no forno e ficar com a pele crocante. A vida é assim mesmo: tem que pagar pra ver!


Escrito por Marcia Rosa


8 Comentários em “Risoto de aspargos frescos e cogumelos”

  1. EU MULHER em 25/02/09 escreveu:

    Amiga, as vezes faço o arroz negro e gosto muito. Esse aí acho que não iria gostar de comer ele sozinho, o bom é misturar com outro arroz.
    O arroz negro é quase 30 reais o kg, eu acho um absurdo, mas as vezes o maridão quer. Demora mais de uma hora para cozinhar. Acho que vc iria gostar do arroz negro porque ele fica ótimo para risoto e melhor ainda com camarão.

    Mil beijos minha amiga.

  2. Marcia Rosa em 26/02/09 escreveu:

    Vou aceitar a sua sugestão e misturá-lo com outro arroz…sozinho fica sem graça, agora como adoro camarão deve ficar muito bom!
    Obrigada pela sugestão!
    bjs

  3. Andrea Dohashi em 26/02/09 escreveu:

    Nunca experimentei esse arroz, mas estou curiosa, quem sabe essa é uma boa receita e hora de provar né?
    beijos

  4. Laurinha em 26/02/09 escreveu:

    risotto com arbóreo é muuuuuuuuuuito bom!!! já o negro… não sou fã não….

    Beijinhos

  5. Valeria em 26/02/09 escreveu:

    Márcia Arrasando como sempre!!Adoro risoto!!Deve ter ficado muito muito oishiiii!!
    BJs

  6. melecanacozinha em 1/03/09 escreveu:

    Hum risoto é tudo de bom né? Eu adoro fazer de brócolis com alecrim.
    Amo o seu blog ele me dá vontade de ir na cozinha e cozinhar essas coisas gostosas!
    Beijos

  7. Elaine em 2/10/11 escreveu:

    Parabéns pela atitude.
    Descobri sua página procurado receita de beijinhos que não fossem enjoativos. Fiz e adorei a sua receita.
    Não sei cozinhar, mas vou inventando… quase sempre arranca elogios, mas às vezes me acontece o que aconteceu com o seu arroz nero. Também caí nessa! Bjs

  8. Marcia Rosa em 2/10/11 escreveu:

    Olá Elaine!

    Obrigada pelo feedback, mesmo não sabendo cozinhar, o importante é mesmo arriscar….a cozinha é uma alquimia que se aprende aos poucos! o importante é fazer com prazer! bjs



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>