14 de setembro, 2008 em mousse

Mousse de chocolate – passo a passo

Existem várias receitas de mousse e vou passar aqui a técnica que aprendi no Japão. Na minha receita uso gelatina incolor para firmar, pois como vcs já sabem, sou a favor do uso mínimo de gorduras em uma receita. Há quem prefira mousses só a base de chocolate, ovos, creme e manteiga…tbém fica bom, porém na minha opinião mais enjoativo e engordativo…Na foto acima, está o ponto certo das gemas batida com açúcar, bem clarinho e fofo.
Enquanto bato as gemas com açúcar, coloca em banho maria o chocolate para derreter junto com o leite.
Junto o creme de gemas junto com o chocolate derretido e acrescento a gelatina dissolvida. Leve para gelar com auxilio de uma bacia com agua e gelo. Quando começar a firmar, acrescente o creme de leite fresco batido e as claras em neve.Abaixo o mousse já pronta. Coloque em taças individuais ou uma taça grande e leve para gelar. Decore com raspas de chocolate meio amargo.
Ingredientes:

  • 03 gemas com 03 colheres de sopa de açúcar
  • 300 gramas de chocolate meio amargo + 100 gramas de chocolate ao leite
  • 100 ml de leite
  • 01 envelope de gelatina incolor diluída em 1/2 xic. chá agua.
  • 250 ml de creme de leite fresco batido em ponto mais mole do que chantily
  • 3 claras em neve com 01 colher de sopa de açúcar.
  • licor de cacau ou 01 colher sopa de café coado. (opcional)
  • raspas de chocolate meio amargo para decorar.

O segredo de uma boa mousse é usar chocolate de boa qualidade, nunca use chocolate para banhar bombons, estes contém gordura hidrogenada na composição.

Sempre espere a mistura esfriar para acrescentar o creme batido e as claras.

Muitas pessoas não usam claras por medo da salmonella. Sempre digo que o mais importante é a procedência dos ovos, compre sempre com certificado, nunca em granjas caseiras e deixe de molho em água com um pouco de vinagre (não mata a bactéria, mas geralmente a casca vem com outras sujeiras que os olhos não vêem).Aproveito para dizer que a salmonella pode ser encontrada tbém em frangos e neste caso, nem cozinhando a bactéria vai morrer, pois ela resiste em até 130 graus ( a parte interna do frango cozido nunca chega a isso!)


Escrito por Marcia Rosa


2 Comentários em “Mousse de chocolate – passo a passo”

  1. Bia Belliard em 20/09/08 escreveu:

    miammmm, adoooro !!

  2. clau em 8/10/09 escreveu:

    amo mousses e essa receita é maravilhosa.



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>