21 de setembro, 2008 em massa

Focaccia da revista Gula

Ponto da massa já crescida.
Primeira foccacia feita. A cebola queimou nas pontas e a crosta formada no fundo ficou muito grossa. (eles pediam para colocar a cebola logo no início e forno alto)
Ao fundo a revista deste mês com a nota da receita certa, pois alguns leitores reclamaram que a receita original do mês anterior não tinha dado certo.
Minha segunda foccacia, feita com algumas alterações e ficou perfeita na textura!
O alho assado em sal grosso e papel alumínio até amaciar (uns 30 min.) Servir em prato com azeite.

Desde que a focaccia foi capa da revista Gula de agosto/2008, fiquei tentada a fazê-lo. Sorte não ter feito porque na revista deste mês fizeram umas correções na receita. Não sou de seguir receitas, mas como é algo que nunca fiz, resolvi segui-la a risca. Cheguei a conclusão de que alguns não querem passar a receita corretamente e minha cebola acabou ficando com as pontas queimadas e o fundo formou uma crosta muito dura, porque pediam forno alto (250 graus). É uma receita fácil, uma massa deliciosa de se sovar e vou postar aqui a maneira correta de se fazer e ficar igual a capa da revista. Fiz meia receita:

  • 280 ml de água
  • 25 ml de azeite
  • 15 gramas de açúcar
  • 02 colheres de sopa fermento seco para pão
  • 01 colher sobremesa de sal
  • umas 500 gramas de farinha de trigo.

Coloque a àgua e o azeite para amornar. Misture todos os secos numa tigela e com auxilio de uma colher faça uma depressão e vá juntando a agua com azeite já morno. Começe a trabalhar a massa com as mãos de forma que fique sem grudar nas mãos. Polvilhe mais farinha ou mais liquido conforme necessário. Transfira a massa para a mesa ou mármore e sove mais um pouco.

Deixe descansar até dobrar de volume. Unte a assadeira só com azeite, coloque a massa esticada com um rolo (usei as mãos mesmo) com uns 02 cm de altura, fure com os dedos e regue com azeite. Polvilhe um pouco de sal grosso (usei sal argentino, mais fino que o sal grosso), alecrim (usei orégano fresco) e coloque no forno pré aquecido 180 graus. Quando estiver assado mas não corado (uns 20 minutos dependendo da espessura feita), coloque rodelas de cebola. Volte ao forno até corar toda a borda.

Sirva com azeite. Eu aproveitei o forno e assei alhos em papel aluminio com um pouco de sal grosso. Cada convidado se serve amassando o alho assado no azeite e passando na focaccia.

Atençao: a medida de agua foi corrigida


Escrito por Marcia Rosa


7 Comentários em “Focaccia da revista Gula”

  1. Nana em 21/09/08 escreveu:

    Amo focaccia só que nunca tinha feito com cebola, deve ficar divina.
    bjs

  2. Magia na Cozinha em 21/09/08 escreveu:

    Ando louca para fazer este pão.
    O seu ficou lindo!
    Bjs :)

  3. Filipa em 22/09/08 escreveu:

    Ainda nunca fiz focaccia mas ando desejosa para poder fazer. Esta receita deixou-me tentada. Vou guardá-la para experimentar.

    beijinhos

  4. Janice em 27/09/08 escreveu:

    Oi,
    é a primeira vez que visito seu blog e já adorei!!!
    Adoro culinária.
    Beijo.

  5. Lú! em 30/09/08 escreveu:

    Oiiiii
    Muuuuito obrigada pelo recadinho…
    Seu blog é delicioooso…rsrs
    Miam miam…
    Voltarei sempre!
    Bjocas
    =)

  6. Eliana Scaramal em 2/10/08 escreveu:

    Humm fiquei aqui imaginando o perfume que ficou sua casinha, que delícia!!

  7. Marcia Rosa em 2/10/08 escreveu:

    Janice, obrigada pela visita e volte sempre!

    Lu, seu blog é muito fofo, estarei sempre por lá!

    Eliana, realmente o cheirinho é bom e comer melhor ainda! Tentei retribuir a visita mas o seu perfil está bloqueado. Bjs



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>