29 de julho, 2008 em sobremesa

Gelatina verde amarelo de agár agár



Me empolguei com a possibilidade de participar de um concurso de receitas em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa. Obrigada Akemi pela iniciativa!Tenho orgulho de ser sansei e ter tido a oportunidade de morar por uns anos no Japão. Lá me encantei com a variedade e beleza dos bolos e doces. É curioso, mas eu também não imaginava que os japoneses consumissem tantos doces. Mas pela quantidade de docerias que existem por todos os bairros, eles têm um consumo grande. A grande diferença é que o açúcar vem da beterraba, o creme de leite fresco tem uma porcentagem de gordura menor e o leite condensado é usado apenas para comer com morangos. Ou seja, os doces são menos calóricos e incrivelmente lindos.
Pensei bastante que receita colocar, e enfim cheguei à uma receita que combina tudo: o agar agar (gelatina que vem da alga muito consumida no Japão), as cores verde e amarelo (Brasil) e o uso zero de gorduras (combinando com o titulo do meu blog, rsrsrs).

Gelatina verde amarelo de kanten (agár agár)

  • 01 litro de àgua
  • 01 xic. chá açúcar
  • 01 colher de sopa cheia de agár agár (vendida em loja de produtos japoneses)
  • corante verde (opcional)

Calda

  • 01 abacaxi maduro (usei o pérola)
  • 1/2 xicara de chá de açúcar
  • 250 ml suco de laranja (suco de 02 laranjas)
  • 01 colher de sobremesa rasa de maisena
  • 1/3 xic. chá de água filtrada

Misture o agár agár com a água e o açúcar. Leve ao fogo e ferva por uns 20min., retirando toda a espuma que se forma na superfície. Enquanto isso, pique o abacaxi em cubos pequenos, acrescente o açúcar e leve ao fogo para cozinhar. Quando o abacaxi estiver cozido e docinho, retire metade da quantidade e reserve.
Acrescente o suco de laranja à outra metade do abacaxi e leve ao fogo até que reduza pela metade. Dissolva a maisena com a agua filtrada e coloque na panela para engrossar a calda.
Coloque a gelatina em uma forma de vidro (pirex), acrescente o abacaxi reservado e um pouco de corante verde (coloco com palito de dente, o mínimo).
Deixe esfriar. Não é necessário gelar para firmar, mas geladinho é bem mais gostoso.
Corte, sirva com a calda e enfeite com folhinhas de hortelã.


Escrito por Marcia Rosa


5 Comentários em “Gelatina verde amarelo de agár agár”

  1. Akemi em 31/07/08 escreveu:

    Oi Marcia! Muito obrigada pela participação e pela linda apresentação de seu prato! Adorei a combinação de cores e uma gelatina assim neste calor cai muito bem!
    Já dei uma percorrida pela sua casinha e quantas receitas legais e deliciosas! Achei bárbaro vc já ter estudado confeitaria aqui, posso saber qual escola vc frequentou? E melhor ainda que vc está exercendo aí no Brasil! Este também é um sonho que alimento mas por enquanto só nos planos!
    Novamente muito obrigada e vamos aguardar o final do evento! Bjs

  2. Marcia Rosa em 5/08/08 escreveu:

    Akemi,
    Eu é que agradeço a idéia do concurso. Tenho certeza de que será um sucesso. Me passe um e-mail que te dou o endereço da escola (já faz um tempão!)
    Ficamos todos aguardando ansiosos pelo final do evento!
    Bjos

  3. Akemi em 5/08/08 escreveu:

    oi Marcia! meu mail é pecadodagula.akemi@gmail.com
    ficarei muito agradecida se puder me informar do curso!

    Bjs

  4. Jéssica Mariele em 23/10/11 escreveu:

    Olá Maricia!
    O prato pode ser servido á quantas pessoas?

  5. Marcia Rosa em 24/10/11 escreveu:

    Olá Jéssica,

    Dá um pirex retangular, para servir uns 15 pedaços…
    bjs



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>