17 de junho, 2008 em molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro


Em casa e em meu restaurante não consumimos molho de tomate industrializado. Tem gente que acha que dá trabalho, mas quem come um molho caseiro, não quer outro. Sabendo prepará-lo e escolhendo o tipo de tomate certo, não vai ter aquele problema de acidez. Conheço muitas pessoas que acrescentam açúcar no molho para tirar a acidez do tomate. Garanto que minha receita não precisará disto. Costumo preparar uma boa quantidade e congelar em porções menores.

  • uns 20 tomates tipo débora (pode ser metade tipo italiano, rasteiro, mas aqui no Brasil dependendo da época do ano eles são vermelhos por fora e muito ruins por dentro)
  • l talo de salsão
  • l cenoura sem casca
  • l cebola grande sem casca cortado em quatro
  • l talo de alho poró

Lave os tomates, corte-os ao meio e na própria pia coloque uma peneira e vá apertando os tomates de de forma que liberem suas sementes. A peneira é só para não entupir a pia.
Não se preocupe com a pele do tomate, a semente é necessária tirar pois ela é que libera a acidez depois de batida no liquidificador.
Coloque na panela com os outros ingredientes e leve ao fogo. Cozinhe até a cenoura amaciar e o fundo da panela começar a “pegar”. Descarte o salsão e o alho poró. Bata o restante no liquidificador e coe em peneira grossa. Distribua em vasilhas para poder congelar. Na hora de utilizar, costumo fritar alho em azeite até dourá-lo bem, coloco o molho e deixo apurar. Tempero com sal e umas folhinhas de manjericão frescas. Simples e delicioso.


Escrito por Marcia Rosa


9 Comentários em “Molho de tomate caseiro”

  1. Juliana em 10/10/08 escreveu:

    Olá Marcia…bom nem preciso falar que já me tornei fã de suas comidas,o único problema é que to engordando,tento me afastar ,mas o sabor de seus temperos,e a delícia de seus doces não me permitem cometer esta loucura!!!!!!rsrsrsrs.Bom almoço quase todos os dias em seu restaurante,bajulo sua filha(acho q já sabe quem é.rs),e prometi te dar uma receita de família da torna sorvete de limão, como aqui num cabe te mando no outro depoimento.Obrigada ..bjinhos e parabéns!!!!!!

  2. Juliana em 10/10/08 escreveu:

    Bom ,lá vai:
    Recheio:
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    +/- 8 limões
    Coloque o creme de leite e o leite condensado no liquidificador , utilize a lata do leite condensado como medida para os limões , esprema eles até faltar apenas um dedo da lata para completa-lá , bata tudo ,coloque em um pote e deixe na geladeira em descanso.
    Massa:
    16 colheres de açúcar
    8 claras
    1 pacote de gelatina s/ sabor em pó
    Coloque as claras na batedeira, vá batendo e colocando as colheres de açucar aos pouco ,bata até formar uma clara em neve grossa,como um marshmellow .Prepare a gelatina conforme as instruções do pacote e depois de pronta jogue na batedeira e bata apenas para mistura-la ,se não perde o ponto.
    Pegue uma forma , que o fundo saia,forre com papel alumínio despege uma parte da massa no fundo , depois coloque o recheio e por último coloque o restante da massa na parte de cima.Cubra a forma com pvc e leve ao congelador.Deixe lá ate o recheio ficar bem durinho.Quando for servir ,retire a lateral da forma e o papel alumínio e sirva em pedaços.
    Dica:Quando for servir raspe a casca do limão em cima..
    Bom espero que você faça e goste , e inclua no menu lá do restaurante pra eu comer……..bjinhos e valeu

  3. Marcia Rosa em 10/10/08 escreveu:

    Ju,
    Obrigada pela receita, vou colocá-la no menu das sobremesas sim. Para o próximo verão devo incluir tbém nossos sorvetes que vou te dar para vc experimentar. Aí sim, vai ficar dificil fazer dieta…rsrs, mas só um pouquinho pode. Obrigada mais uma vez,
    beijinhos

  4. lidiane em 2/07/10 escreveu:

    adorei o site!fiz uma cirurgia de redução de estomago e comecei a procurar receitas leves e light e sisplemente adorei elas não tem aqueles ingredientes “caros” por isso nos facilita.adorei

  5. Marisa em 11/11/10 escreveu:

    Ola!
    Li seu molho de tomate e me pareceu ótimo.
    Nunca fiz e pretendo fazer por ser mais saudavel.
    Posso congelar já temperado com o alho e cebola? Trabalho e as vezes chego em cima da hora do almoço por isso uso os prontos.
    Abraços.
    Grata.
    Marisa.

  6. clau finotti em 26/07/11 escreveu:

    Oi Márcia!

    Adorei essa receitinha e vou publicar no blog da Dieta Coletiva, caso nao se importe.

    Eu programei um post prá sexta feira próxima, caso haja problemas, por favor, me avise. Eu dei créditos e linkei seu blog, ok?

    Abraços.

    Clau Finotti

  7. Marcia Rosa em 26/07/11 escreveu:

    Olá Clau,

    Não tem problema em publicar, da forma ética que está fazendo…

    bjss

  8. Iracema em 26/03/12 escreveu:

    Oi Marcia, ontem fiz uma receita de nhoque para minha mãe a qual acrescentei meu toque e me veio a idéia de fazer alguns pratos congelados para vender (claro que meu marido acha que é besteira, mas isso me deu mais vontade ainda de fazer) pois tenho um freezer extra que está sem uso, e estava procurando uma receita de molho de tomate caseiro que eu pudesse congelar, decidi escolher o seu, parece ser muito bom. Será que posso usar só o tomate italiano? Moro no interior do ES e o povo daqui não costuma dar nome aos tomates que vendem, rsrsrsrs, aí fica difícil conhecer,mas o italiano, eu conheço.
    Agora já vou abusar um pouquinho, rsrsrrs, se vc tiver alguma boa receita de empadão, lasanha e qualquer outro pra to de boa aceitação e fácil congelamento, adoraria que me passasse, tenho que inovar!!! Obrigada por dividir com as pessoas o seu dom. Bj e muita sorte para vc!!

  9. Marcia Rosa em 26/03/12 escreveu:

    Oi Iracema,

    Pode sim fazer o molho somente com tomates italianos, fica muito bom. Em SP, as vezes o tomate italiano está caro, por isso misturo com o Débora. O importante é deixar o tomate cozinhar bem, para ficar mais saboroso. Não tenho receitas que me pediu, até faço mas no olhometro, rsrsrs. Faça a quiche que está no blog, pode congelar e é otimo para vender. Boa sorte



Deixe uma comentário


Os comentários são moderados. Por favor, sem palavras feias.

Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>